Categories
Marketing Negócios

Você tem essa ideia sobre o processo de vendas?

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Como a maioria das pessoas acredita que o processo de vendas funciona: a vendedora se transforma num tubarão agitando chocolates como se fosse uma mestra da hipnose, tentando empurrar um produto que a pessoa do outro lado não quer, e fazendo mil malabarismos pra convencer sua pobre vítima a lhe dar $$$. (Ah! E mostrando os dentes de um jeito beeeem convincente, claro)

Agora… Quem quer se tornar essa representação esdrúxula de uma vendedora? Eu, pelo menos, não. Suspeito que você tá comigo nessa, senão “vender” não seria uma palavra tão cheia de estigma.

Mas quando você se coloca em evidência, tira seu site do papel, faz uma campanha nas mídias ou qualquer outra coisa com o objetivo de chamar atenção pra si mesma, é mais como se você abrisse uma bomboniere e chamasse as pessoas certas pra conhecer.

O que tanta gente falha em entender é que a venda é uma troca. É algo mútuo! Quem compra não tá sendo burra, e quem vende não tá sendo gananciosa. Pelo menos não necessariamente. 

Essa é uma troca de algo que você quer (dinheiro) por algo que a outra pessoa quer (seu produto ou serviço). 

Essa é uma troca de algo que você quer (dinheiro) por algo que a outra pessoa quer (seu produto ou serviço). 

O marketing, então, funciona como aquele amigo que diz: “Tem uma pessoa que acho que super combina com você. Vou te apresentar!” Só que no caso, ao invés de um amigo gatinho, seu marketing vai apresentar alguém em busca da sua oferta.

Um analogia muito melhor pro processo de vendas, certo?

Aí quando você sai de cena, depois da venda, você deixa que essa cliente vá pra casa com seu produto (ou serviço) viver uma linda história de amor. Quem sabe até um dia, se o relacionamento der certo, o casal tenham filhas gracinha com dentes de tubarão que agitam chocolates pendurados num barbante… 

Só que não, né? Eu sei e você sabe. A parte dos bebês não funciona assim.


Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published.