Categories
Autoconhecimento

Como dar significado às coisas nos ajuda a liderar?

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Já reparou?
A maioria de nós se pergunta sobre o significado da vida, do universo e tudo mais…

Quando o movimento é o contrário! Existe até uma teoria de que a consciência humana foi uma forma da natureza pensar sobre si mesma. Pra você ter uma ideia:

Só 7% do nosso DNA é exclusivamente humano, e parte do que nos faz seres únicos é nossa habilidade de atribuir sentido às coisas.


Num mundo onde as inteligências artificiais vão se tornar cada vez mais presentes, essa habilidade vai ser chave.

Ela nos ajuda, por exemplo, a liderar.


Outro dia tava assistindo a série documental The Playbook, onde técnicas esportivas contam seus segredos pra levar equipes à vitória. No episódio sobre Doc Rivers, técnico de um time de basquete nos Estados Unidos, ele contou sobre uma vez em que o dono do clube fez comentários racistas que vazaram na mídia.

Os jogadores, muitos deles pretos, queriam desistir de disputar a final de um campeonato importante. Doc, também um homem preto, ficou super dividido sobre como seguir. No fim, ele contou que aquele era o sonho dele e que não deixaria um racista tomar isso dele. O time foi às quadras, mas fez seu próprio protesto, jogando com a camisa pelo avesso.

Doc tava certo ou errado?

Independente da nossa opinião, liderar é isso. É dar sentido às situações que o grupo vive de um jeito que motive e guie suas ações. Que faça todo mundo trabalhar junto.

Apesar das hierarquias das quais participamos, QUALQUER PESSOA pode fazer isso. Você não precisa que lhe deem um cargo específico pra liderar, e uma das formas mais eficientes de fazer isso é ajudar as outras a interpretarem suas experiências.

Essa habilidade também permite que a gente:

  • Melhore nossa saúde mental e a de quem tá ao nosso redor
  • Aprenda com os desafios da vida
  • Pense novas formas de contribuição com o mundo
  • Produza conteúdo transformador
  • Aumente a compreensão das outras sobre temas difíceis

Considerando o caos que estamos vivendo, os outros seres humanos vão se voltar pra quem possa ajudá-los a dar sentido às coisas.

De acordo com o Centro de Comunicação Não-Violenta, “significado” é uma das principais necessidades humanas, e ela engloba outras tantas esferas: consciência, celebração da vida, clareza, competência, atenção, contribuição, criatividade, descoberta, eficácia, efetividade, crescimento, esperança, aprendizado, luto, participação, propósito, auto-expressão, entendimento, e a capacidade de definir o que é realmente importante.

Quer dizer, pouca coisa não é!

Nesse fim de ano, te convido a pensar sobre isso antes de definir pra onde e pro que você vai entregar sua energia em 2022.

Sei que vou fazer isso, então essa é minha última mensagem do ano. Meu plano é voltar aqui do meio pro fim de janeiro.

Até lá!
Te desejo todas aquelas coisas bobas e boas que fazem os dias valerem a pena.

Quer deixar sua marca em qualquer conteúdo que você escrever?

Se inscreva nesse mini curso gratuito pra descobrir como usar sua voz e se destacar num mundo que não para de falar.

Você vai receber todo o conteúdo diretamente na sua caixa de entrada, 2x / semana, junto com exemplos e exercícios. Tudo isso de uma forma simples e fácil de digerir.

Inscreva-se agora:
Marketing por

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published.