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O que é venda B2B? Quais as principais diferenças do B2C?

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O que é venda B2B? Você já deve ter ouvido esse termo. B2B nada mais é do que uma empresa (business) que vende pra outras empresas.

E como nesses casos as pessoas que fecham com você estão usando o dinheiro DOS OUTROS, tem algumas particularidades importantes de observar nesses mercados.

Em contextos B2B:

  • O valor investido na compra tende a ser mais alto
  • O ciclo até a venda costuma ser mais longo (muitas vezes uma cliente em potencial só vai fechar meses depois de ter demonstrado interesse no seu produto ou serviço)
  • É possível que você precise de um time de vendas pra dar um suporte maior e qualificar possíveis clientes
  • O processo de decisão costuma envolver mais pessoas
  • O custo de mudança de uma solução pra outra é mais alto
  • É tudo mais complexo mesmo

Por isso não basta pegar o que funciona no B2C (quando uma empresa vende pro consumidor final) e replicar sem fazer nenhuma adaptação.

Nos contextos B2B, o foco muitas vezes é na RELAÇÃO e não somente na conversão imediata.

Então é ainda mais crítico analisar todo o funil: desde o conteúdo, as impressões, quantos % dos visitantes na sua página deixam as informações de contato, as vendas, a fase onde a pessoa se encontra na jornada de compra…

É importante otimizar não somente as conversões, mas o valor que cada cliente tira da sua oferta e das interações com a sua marca.

Mas e você, tem uma empresa ou atende clientes B2B?

Já analisou sua jornada de venda?

Onde estão os maiores furos? Tem algum ponto específico onde você está perdendo clientes em potencial?

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