Categories
Comunicação Marketing

Lead quente e lead frio. Qual a diferença e como se comunicar com eles?

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Você sabe qual a diferença entre lead quente e lead frio?

Não. Eu não quero falar sobre temperatura só porque voltei pra São Paulo depois de um mês com a minha família no Rio Grande do Norte e tô estranhando ter que usar casaco e dormir de edredom.

É que temperatura é um conceito bem importante quando o assunto é vendas.

A gente costuma dizer que alguém é um lead quente quando tá na boca do gol pra fechar com você.

Em contrapartida, outra pessoa pode é um lead frio se nunca nem ouviu falar de você e da sua oferta.

Ou seja: isso tem tudo a ver com o nível de consciência de quem tá do outro lado em relação ao que você vende.

Vamos fazer um teste pra colocar essa ideia à prova? Conta pra mim: você compraria uma xabilibira?

Se a sua resposta a essa pergunta foi “hã????”, tá tudo certo. Acabei de inventar esse nome. 😆

Meu ponto é: você não tem como querer comprar, porque não tem consciência do que danado é uma “xabilibira”.

Pode trocar “xabilibira” por “curso de product market fit”, “bumbum cream” ou qualquer outro produto aleatório.

Ainda assim, talvez você tenha consciência que tem um problema. No caso do curso de product market fit, o problema seria “lancei produtos que não venderam como eu gostaria, e queria muito ser mais eficiente na minha próxima tentativa.”

Vamos supor então que “xabilibira” = uma lâmpada mágica só que, ao invés de um gênio, quando você esfrega sai UM MASSOTERAPEUTA on demand lá de dentro.

Se você for como eu, vai querer comprar essa inovação deusa maravilhosa a-go-ra.

Só que pra chegar nesse ponto, foi preciso ter uma compreensão maior do que essa oferta significa.

Vamos passar então pelos 5 níveis de consciência quanto à sua oferta?

Nível 1 – Inconsciente
Tá vivendo a vida e nem se ligou que tem um problema

Nível 2 – Consciente do problema
Sabe que tem um problema, mas ainda não encontrou a solução

Nível 3 – Consciente da solução
Já encontrou soluções possíveis pro problema, mas ainda não descobriu seu produto ou serviço

Nível 4 – Consciente do produto
Já encontrou seu produto ou serviço e está considerando a compra

Nível 5 – Mais consciente
Chegou à conclusão que o seu produto é a melhor opção

Agora… Já parou pra pensar onde você tem concentrado a maior parte dos seus esforços de marketing?

Você tem se comunicado com pessoas com qual nível de consciência sobre o seu produto?

Sabia que, ao se comunicar com quem tá alguns níveis abaixo, o lead frio, você pode expandir de um jeito dramático as suas conversões?

Porque estatisticamente, seu público vai ser maior, só que você tem que usar uma linha de raciocínio mais estruturada (conectando o problema à solução e depois ao seu produto ao invés de só apresentar o produto, por exemplo).

Pra você ter uma ideia, quando o Érico Rocha começou no digital, ele vendia um produto sobre leilões de imóveis.

Você já pensou em participar de um leilão de imóveis?

Quando ele fazia essa pergunta, a maioria das pessoas respondia que não.

Mas quando ele mudou a abordagem pra:

“Você já pensou em comprar a casa própria com descontos de até 70%?”

A maioria das pessoas respondia que sim.

Elas talvez estivessem considerando outras opções (como um financiamento), mas não estavam conscientes que os leilões de imóveis eram uma solução tão boa.😉

É por isso que a habilidade de AQUECER quem chega até você e transforma-lo num lead quente é tão essencial (edredom não necessário).

Quer deixar sua marca em qualquer conteúdo que você escrever?

Se inscreva nesse mini curso gratuito pra descobrir como usar sua voz e se destacar num mundo que não para de falar.

Você vai receber todo o conteúdo diretamente na sua caixa de entrada, 2x / semana, junto com exemplos e exercícios. Tudo isso de uma forma simples e fácil de digerir.

Inscreva-se agora:
Marketing por

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published.