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Pense no copywriting como uma história de amor

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Sim, eu casei. Foi algo super simples, celebrado por uma mulher vestida de onça da cabeça aos pés (e depois nos embebedamos com Champagne, porque óbvio!)

Não vou entrar em detalhes, mas isso me lembrou de um tema sobre o qual adoraria falar com você:

Gosto de pensar em copywriting como uma história de amor. 💖

Pra seduzir, encantar e gerar no seu público aquela sensação de que “preciso de maissssssss dessa pessoa / dessa empresa / desse produto, maissss”…

… A gente precisa aprender a dizer a coisa certa, na hora certa. 😉

E muitas vezes isso envolve trazer a outra pessoa pro nosso mundo pouco a pouco.

Já imaginou como seria ir no primeiro encontro com o @ e falar:

“Adorei te conhecer. Bora casar?”

Ahhhhhhhahahahahahahahaha. Não vai colar! (Ou se colar, isso é um péssimo sinal. Apenas CORRA.)

Só que por mais estranho que possa parecer, é assim que a gente costuma tratar nosso processo de venda:

“Oi! Quer comprar?”

Sem o mínimo aquecimento! Sem conversa! Sem cerveja!

Aí não dá, colega. Tem quem diga até que o timing é mais importante que as palavras que você escolher. Quer dizer: um texto decente na hora certa tende a funcionar melhor que um texto brilhante na hora errada.

Mas óbvio que esse não é o único xabu.

No outro oposto desse diagrama, temos aquela pessoa que, por mais que morra de vontade de dar uns beijos na outra, não chama a criatura pr’um encontro sequer.

Seguindo a nossa analogia: é quem morre de medo de vender. E adivinhe só, isso também não funciona.

O caminho dos “sins”

O objetivo da sua redação de venda (aka copywriting) é conduzir alguém por um caminho de “sins”.

  • Sim, quero esse presente gratuito
  • Sim, vou te dar meu email
  • Sim, gostei do seu conteúdo e quero mais
  • Sim, vou agendar uma demonstração do seu software
  • Sim, quero esse produto que você acabou de lançar

Cada etapa pede um tipo diferente de texto.

Até depois que essa pessoa vira sua cliente, o relacionamento muda (e as palavras que você usa também).

Inclusive: é mais fácil vender pra quem já fechou com você antes. Se vocês já saíram algumas vezes, a pessoa tem mais chances de aceitar um novo convite. Só que se você 💩 o primeiro encontro, vai ser difícil conseguir um segundo.

Lembre-se: sequência importa.

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