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Comunicação

Chamar pelo nome é poderoso pra criar e fortalecer um vínculo

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Sabe qual é a palavra mais importante pra qualquer pessoa, em qualquer idioma?

O nome dela.

Por isso chamar clientes / contatos / colegas pelo nome é tão poderoso pra criar e fortalecer um vínculo. Chamar pelo nome é um detalhe que sugere que você realmente vê a pessoa do outro lado.

Só que quando vamos vender alguma coisa, nosso primeiro impulso é falar sobre a gente mesma. Coisas que fizemos, conquistas que tivemos, motivos pelos quais somos a melhor opção…

E quer saber? Ninguém se importa.

As pessoas estão preocupadas com os boletos pra pagar (#cringe), o preço da gasolina, a última consulta na terapia, o comentário que a vizinha fez dois meses atrás, as ligações de números desconhecidos de São Paulo…

Quer dizer: estão focando nos problemas DELAS, porque esse é um padrão HUMANO.

Por isso qualquer história que você contar deve ser sobre a sua galera, não sobre você.

O que fazer: olhe pro seu material de venda e marque cada vez que usar “eu / meu / nosso / nós / etc”. Como você poderia mudar o foco dessas frases pra falar com / sobre o seu público?

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